quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Ramadão

O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico e o mais importante para os muçulmanos. É considerado um período de auto-avaliação e um despertar da espiritualidade através do jejum e da reza. O Ramadão relaciona-se assim com a autodisciplina, a humildade e a caridade.

O Ramadão inicia-se quando é avistada a lua em quarto crescente. Este facto é decidido por um grupo de escolásticos mulçumanos, que comunicam em seguida o inicio deste mês. Esta decisão pode ser um pouco confusa, pois só quando eles anunciam é que é oficialmente Ramadão. Portanto, por vezes não se sabe ao certo o dia…

O jejum diário termina ao pôr-do-sol, aquando da chamada para a reza, com uma refeição chamada Iftar, que tradicionalmente é composta de tâmaras e água, ou leite.

No Qatar, é proibido por lei comer, beber ou fumar em público durante o dia, o que pode ser bastante complicado para quem não jejua. Normalmente nas empresas há um local fechado onde se pode comer e beber e há também alguns (poucos) restaurantes abertos. Mas como o calor tem apertado nesta altura, o melhor é mesmo tentar estar em casa durante o dia e sair pela noite!
Note-se também que durante o Ramadão há lei seca, ou seja, os bares e a “loja do álcool” estão fechados e apesar dos restaurantes estarem abertos, não se vende álcool em lugar algum!

Outra coisa que complica um pouco a vida são os horários do comércio e serviços. A maioria abre de manhã e depois novamente pela noite, mas varia imenso de sítio para sítio. Aqui está uma lista dos horários para este ano.

Por outro lado, há actividades nocturnas, decorações, tendas especiais para o Iftar e iluminação de rua. Por exemplo, esta é na Katara, este ano:
Foto: Aar Photography

No 14º dia do Ramadão, há o Garangao, uma tradição apenas da Península Arábica. Este é um dia dedicado às crianças, no qual se vestem com roupas tradicionais e vão de casa em casa para receberem doces com uma sacola de linho e cantando a música do Garangao. É uma dia quase estilo “Halloween”. Normalmente há imensas actividades para crianças nesse dia e doces são distribuídos em muitos sítios.



O Ramadão termina com o Eid Al Fitr, uma celebração que começa no primeiro dia do mês seguinte, o Shawwal. Neste dia, as pessoas vestem as suas melhores roupas, adornam as suas casas, dão presentes às crianças e visitam amigos e família.